SOBRE o LABORATÓRIO
Vocação do LTG - Laboratório de Topografia e Geodésia
Desenvolve a função de Laboratório didático, dispondo de modernos equipamentos para apoio às aulas práticas de graduação e pós-graduação.
Desenvolve também trabalhos de pesquisa com ênfase na calibração de instrumentos topográficos e geodésicos, no estabelecimento de redes fundamentais (planimétrica e altimétrica), na cartografia digital e posicionamento geodésico por satélites.
Destacam-se como contribuições de nível internacional o estabelecimento de uma rede de calibração de instrumentos na raia olímpica da USP, o estabelecimento da rede geodésia de precisão por satélite do Estado de São Paulo, a construção do mapa gravimétrico (carta geoidal) do Brasil, e da América do Sul, a implantação de estações de monitoramento contínuo em colaboração com outras instituições.
Atenciosamente,
Coordenador do Laboratório
Nossa história
O ensino e a pesquisa na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo na área de Engenharia de Transportes são tão antigos quanto a própria Escola (1894). Desde o início contou com um curso de Engenharia Civil com forte ênfase para as disciplinas de Transportes, entre as quais se contavam: Topografia, Estradas de rodagem, pontes e calçadas, Navegação interior, portos de mar e Estradas de ferro.
O próprio fundador da Escola Politécnica, Antônio Francisco de Paula Souza, desenvolveu a Topografia e introduziu novos processos no Brasil como a fotogrametria e a taqueometria, escrevendo a primeira obra sobre esse assunto no país. Ao longo desses anos, a Escola contribuiu notavelmente para o desenvolvimento da tecnologia nacional em Transportes.
Atualmente o curso de Engenharia Civil está dividido em quatro Departamentos, sendo um deles o de Engenharia de Transportes - PTR, por sua vez dividido em três sub-áreas. Dentre estas, encontra-se a de Informações Espaciais que congrega três laboratórios; sendo um deles, o Laboratório de Topografia e Geodésia - LTG.
Nossa filosofia
O Laboratório vem desenvolvendo uma função didática, dispondo de modernos equipamentos de campo, ministrando aulas de topografia em nível de graduação para alunos de Engenharia Civil, Engenharia de Minas, Geologia e Arquitetura. Conta também com distanciômetros e receptores GPS para aulas de pós-graduação em Geodésia.
Desenvolve trabalhos de pesquisa com ênfase na calibração e aferição de instrumentos (distanciômetros, teodolitos e níveis), no estabelecimento e/ou estudo de redes fundamentais (planimétrica e altimétrica), na cartografia digital (modelagem digital de terrenos e atualização de mapas por sensoreamento remoto) e posicionamento por satélite (sistema GPS).
O LTG vem incentivando pesquisas através de estágios para alunos de pós-graduação, alunos de iniciação científica e alunos monitores.
Destacam-se como contribuições de nível nacional e internacional o estabelecimento de uma rede de calibração de MED - medidores eletrônicos de distância na raia olímpica da Cidade Universitária da USP; a implantação da Rede GPS do Estado de São Paulo; a confecção do mapa geoidal do Brasil, do Uruguai e da América do Sul e a participação em diversas campanhas geodésicas internacionais.